top of page

The Age of Shadows- Um filme sobre a história de revolucionários coreanos


Ficha técnica

Genero: Ação
Ano: 2017
Classificação: 14 anos
Duração: 140 min País: Coreia do Sul
Direção: Jee-Woon Kim
Produção: Choi Jeong-hwa
Roteiro: Jee-Woon Kim
Elenco: Byung-Hun Lee, Yoo Gong, Kang-Ho Son

No mês de março a Coreia comemora uma data de grande importância para o país. O movimento conhecido também como Movimento Manse marca a independência da coreia. Quando em 1º de março de 1919, várias pessoas foram para as ruas manifestar em prol da libertação de algumas regiões coreanas que estavam sobre o domínio do Japão em 1910. Na manhã do dia 01, vários manifestantes foram para as ruas aguardar a assinatura do tratado que dava a Coreia a independência e a liberdade. Estes protestos e manifestações contaram com a presença de quase 2.000.000 pessoas, tornando- se um marco na história do país.

Para comemorar esta data significativa e cheia de luta, elegemos aqui um filme fictícios que traz em sua narrativa um pouco da história de grupos que resistiram à ocupação e que lutaram pela sua independência

Uma das produções coreanas mais aclamadas pelos fãs e críticas de cinema são aqueles que retratam o antigo império real coreano, sejam eles fictícios ou baseado em histórias reais. Uma das produções de grande reconhecimento internacional é o filme The Age of Shadows (2016). Este filme retrata um dos períodos de grande conflito na Coreia do Norte, a ocupação japonesa em seus territórios.

Ambientada na década de 20, a história narra a trajetória do capitão da polícia japonesa Lee Jon Cho, ex participante da resistência coreana. Sua principal missão é capturar um dos sub líder dos Righteous Brotherhood e aclamado como principal financiador do grupo inimigo, Kim Woo-Jin (Gong Yoo). Ao longo do filme vemos o quão este policial está empenhado em sua captura e de qual lado verdadeiramente ele está e para quem lutando

O grande enfoque dado pelo diretor, é as retratações de espionagem. Os conflitos de traição é o laço que envolve o telespectador através das cenas de suspense, na qual os personagens Lee Jon Cho e o ativista são perseguidas pela dúvida de que há possíveis traidores entre eles. Outro destaque é dado as cenas de lutas e tiroteios, a sequência filmada dentro do trem onde acontece o desenrolar da história, são também o destaque deste trillher de espionagem.

O filme é calcado de cenas de perseguição, seja de dia ou a noite. Neste ponto o longo consegue tratar de questões baseadas na história da ocupação japonese.

O período retratado é um marco na história da coreia. A resistência foi mais que um grupo de ativista protestante, eles lutavam para proteger uma nação e aqueles que acreditavam na liberdade. Os personagens secundários chegam na narrativa para mostrar as quão importantes foram as pequenas ações que estes rebeldes realizaram.

Outro ponto relevante a ser destacado é as questões dos armamentos utilizados pelos rebeldes, que tentam a todo custo exportarem explosivos para o Japão onde a mesma seria usada para explodir pontos e agencias do sistema policial e politicas japonesas.

Embora o filme tenha um enredo muito bem elaborado e cenas tecnicamente bem produzidas, o desenrolar da história acaba sendo esticada até os últimos minutos, deixando o público à mercê das informações importantes da narrativa. Porém este defeito não torna o enredo mal produzido, há aqueles que podem ter sua curiosidade aguçada ao ponto de o desfecho ser o ponto épico do filme.

O longa metragem é uma produção lançada pela Warner Brothers. Esta cinematografia é recomendada para aqueles que deseja saber um pouco mais do contexto da Coreia.

*Curiosidades sobre o filme:

O filme foi o representante do país para a categoria de Melhor Filme Estrangeiro na 89ª edição da premiação do Oscar em 2017.

*Fonte de pesquisa:

http://www.brazilkorea.com.br/the-age-of-shadows

http://solidariedadecoreiapopular.blogspot.com.br/2010/08/barbarie-imperialista-cem-anos-da.html

Trailer legendado pelo Doidas por Doramas


Pesquise aqui
Siga-nos
  • b-facebook
  • Twitter Round
  • Instagram Black Round
Arquivo
Procurar por tags
Posts Recentes
bottom of page