top of page

A popularização das produções coreanas e suas representações sociais.

Uma das grandes manifestações culturais coreanas que se tornou febre no Brasil nos últimos anos é os doramas. Os k-dramas como conhecido pelos fãs da cultura pop, tem entrado nas plataformas midiáticas com um grande público já estabelecido. Na Coréia do Sul os dramas ou popularmente conhecidos como doramas, é um estilo de novela ou série, com uma faixa de 15 a 30 episódios de duração entre 1 e 2hrs de exibição.

Os dramas trazem em suas produções uma mistura de estilos e gêneros desde comédias românticas, até dramas policiais ou fantasia, passando por histórias de mistério e de ação. Pode-se entender dorama como uma espécie de novela ou série asiática (Coreia do Sul, Japão, China).

Os doramas tiveram início no Japão, onde são chamados de dramas, atualmente são conhecidos como J-Dramas. Outras classificações são referidas como C-Dramas (Doramas chineses); tw-drama (taiwanês). Vale ressaltar também as Lakorns, como são chamados as produções tailandesas.

Os destaques devem ser dados aos doramas coreanos ou K-Dramas, que conquistaram seu espaço no coração do público, sendo os queridinhos dos aplicativos streamings, tal como a Netflix, que disponibiliza em seu acervo inúmeros produtos, além disto, o próprio site produz series e filmes no estilo de dramas.

Conhecida com a Onda Hallyu – A Onda Coreana – é a definição para a popularidade dos conteúdos culturais da Coreia do Sul. Com destaque para os doramas e para o K-Pop, sendo este o gênero musical que tem atingido uma grande quantidade de pessoas, transformando a cultura dos seus consumidores. Uma grande proposta das empresas de variedades coreanas é debutar em grupos musicais jovens que estavam treinando para serem atores.

Com a intenção de construir sua popularidade pelo público que curte apenas o K-Pop, fazendo assim os fãs de certo artista consumir os K-Dramas que esse ídolo participa. Podemos citar alguns exemplos, tais como o L do grupo Infinite, muito popular pela sua atuação e a Jung Eunji, vocalista do Apink e uma das artistas com a atuação mais elogiada entre os ídolos do K-Pop.

Outro ponto que se faz necessário destacar é o contexto social representado nas atuações coreanas. As produções geralmente se baseiam em dois tipos de problemas sociais para retratar suas histórias, sendo os conflitos famílias e a disputa por poder.

Os grandes sucessos transmitidos, narram em sua maioria as famílias ricas que representam o poder financeiro e são de influência social, tendo como principal foco, além de representar a sociedade patriarcal coreana. As histórias construídas, também costumam retratar os conflitos internos familiares. Estes problemas são causados pela disputa por poder aquisitivo. Estas famílias além de possuírem importância na sociedade, são os grandes conglomerados empresarias que movimentam o sistema capitalista do país. Dos dez doramas analisados neste portal, sete são marcados por estas representações.

Outra questão social de suma importância que precisamos destacar, se baseia na relação da mulher nestas produções. Percebe-se em muitos casos, que as personagens femininas são em sua maioria, as mocinhas indefesas que esperam pelo amor, ignorando o amor próprio. Os doramas conseguem construir uma admiração do público pelo personagem masculino, onde até mesmo ignoramos certas atitudes ruins do protagonista.

E em muitos momentos nós como telespectadores repudiamos atitudes das mulheres, tais como, quando uma personagem resolve se afastar do homem que a humilha, mas que para os nossos olhos é algo “fofo”, porque a narrativa mostrou que antes de humilhação, o protagonista fez algo bom para a personagem.

Na atualidade a forma de se fazer dorama está se modificando, no passado as produções eram influenciadas pelo estilo japonês, que se baseia em animes e mangas para produzir seu conteúdo. Atualmente as emissoras estão investindo em roteiros originais, trazendo uma temática mais interessante e até mesmo mais real. Destacando também a qualidade técnica dos doramas coreanos, é possível perceber uma qualidade de imagem e roteiro muito superior, comparando com os dramas de outros países.

A Coréia do Sul vem ganhando popularidade pelo seu entretenimento de boa qualidade. Deve-se ressaltar que os doramas coreanos fazem um sucesso absurdo, pois além da qualidade, eles relatam histórias que intrigam o público, levantando questionamentos sobre a sociedade e, muitas vezes, passando mensagens positivas.

Fonte de pesquisa:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Dorama

http://www.lovecode.com.br/blog/

https://www.gazetaonline.com.br/entretenimento/cultura/2017/11/doramas-

mostram-o-poder-da-cultura-pop-da-coreia-do-sul-alem-do-k-pop-1014108217.html

DORAMAS: CENÁRIOS DA CULTURA ASIÁTICA . Iniciação Científica CESUMAR Jul./dez. 2015, v. 17, n. 2, p. 173-18

Pesquise aqui
Siga-nos
  • b-facebook
  • Twitter Round
  • Instagram Black Round
Arquivo
Procurar por tags
Posts Recentes
bottom of page