top of page

City Hunter, uma produção baseada no mundo político e a corrupção do sistema de segurança nacional

Com o atual momento política na qual Coreia do Sul tem vivido nos últimos anos dados as novas ações presidenciais, os olhos da mídia têm se voltado para este país. Falar de política requer uma produção bem elaborada e para os produtores coreanos s problema é ainda maior, pois a temática retratada é uma das principais ações que influência a estrutura o país. Para tratar deste tema os dramas abordam questões como corrupção, lavagem de dinheiro, manipulação através do poder e a influência que cada um possui.

Os k-dramas, ou como conhecido pelo público doramas (o estilo de novela produzido pelas emissoras) já abordavam em suas narrativas histórias sobre a conjuntura política. Um dos dramas é a produção baseada no mangá de Tsukasa Hojo, City Hunter(2011) que retrata este mundo político cheio de corrupção.

Ficha técnica

Título: City Hunter

Gênero: ação, suspense, romance

Episódios: 20

Período em que foi ao ar: 25/Maio/2011 à 28/Julho/2011

Rede de televisão: SBS

Produtor: Kim Young Sup

Cheio de ação e mistério, a história narra a sede de vingança de um ex agente do serviço secreto que sobreviveu a um atentado orquestrado pela Coréia do Sul. Para isto ele sequestra o filho de um dos soldados morto no ataque e o treina durante toda sua adolescência, com o intuito de vingar a morte todos os que morreram naquela noite.

O drama tem tudo para ser um dos seus favoritos, ele consegue amarrar cada uma das histórias secundarias que vão sendo importantes para desvendar os mistérios e descobrir a identidade dos culpados pelo ataque feito aos soldados no início da trama. Traremos abaixo 4 motivos para que você vá correndo assistir esta empolgante história.

A narrativa construída aborda questões sobre a corrupção no sistema de segurança nacional. Já no primeiro capitulo vemos um grupo de cinco político (a qual só vamos descobrir suas identidades no decorrer dos capítulos) orquestrarem o ataque a trinta oficiais do próprio sistema policial. O ataque acaba matando este grupo de soldados, dentre eles o pai biológico do mocinho e justiceiro Yoon Sung.

O personagem principal: Yoon Sung é protagonizado pelo ator Lee Min Ho que traz neste papel suas habilidades como lutador. A principal característica deste personagem não é o status de mocinho ou vilão e sim, o seu lado justiceiro. Sendo levado a faze justiça contra aqueles que tramaram contra seus pais, Yoo Sung, decide expor cada uma das armações ao invés de mata-los. Com este personagem Min Ho nos faz esquecer da sua atuação como o dramático e mal humorado Jin Pyo em Boys over flowers ( para alguns fãs esta interpretação não agradou) mas que alavancou sua carreira.

A mocinha que não tem nada de mocinha: Quem já acompanha os doramas coreanas já estão cientes das representações das personagens femininas. Em City Hunter, o papel de grande destaque deve ser dado à Kim Na na, uma motorista freelance, que trabalha dia e noite para pagar o tratamento do pai em coma. Logo no início é convoca para trabalhar como guarda costa na casa, azul (a sede do governo coreano) neste cargo a protagonista vai demonstrando que não é qualquer garota e que veio para quebrar os tabus de mocinha indefesa.

As organizações políticas: Assim como toda trama policial, City Hunter está carregada de questões políticas e suas organizações secretas. A temática já dita nesta resenha já resume um pouco do que se trata a trama. Na historias, Lee Min Ho vai enfrentar inimigos ainda maiores, as organizações de segurança máxima do governo coreano. Mesmo este drama sendo baseado em fatos fictícios, o momento retratado nos remete a situações antigas. Com a intensa disseminação da cultura coreana pelos meios de produção artística, os doramas têm sido mecanismos culturais e ideológicos para tratar de temas sobre política e corrupção no sistema de segurança nacional.

Outra questão que podemos destacar é a questão de poder e influência do núcleo familiar, uma característica presente em inúmeros produtos coreanos. Percebe-se que as influências mais fortes e de destaque nestas histórias é a presença do drama familiar, a disputa interna pelo poder.

É claro não podemos esquecer de mencionar as cenas de romance, que mesmo não sendo o enredo principal , está presente no relacionamento dos dois personagens principais. E mesmo sendo esquecido no decorrer de alguns capítulo e até mesmo pouco explorado, romanticamente, consegue mesmo assim agradar ao público.

Contudo, City hunter peca com alguns episódios no meio da temporada, sendo eles mornos ao apresentar a mesma narrativas sendo debatida muitas vezes. O último episódio é um pouco corrido e o desfecho mais encurtado que o desejado. Porém o a produção não deixa a desejar, concluindo-se assim de forma satisfatória, trazendo ação com uma pitada de romance.

Por fim, faz necessário analisarmos a importância destas representações culturais sul-coreana, principalmente no atual cenário de conflito politico na qual o país tem vivenciando nas últimas décadas. O dorama é uma indicação para que quer conhecer um pouco mais sobre as instituições democráticas de um país tão distancia do Brasil.

Este drama se encontra disponível para visualização nas plataformas digitais: All Kpop, Drama Fever.

Fonte de pesquisa:

http://asianwiki.com/Boys_Over_Flowers_-_Korean_Drama

Trailer do drama:

Pesquise aqui
Siga-nos
  • b-facebook
  • Twitter Round
  • Instagram Black Round
Arquivo
Procurar por tags
Posts Recentes
bottom of page